5 MIN LEITURA

Por que você deve trocar a Fipe pela KBB Brasil?

15 junho 2020

COMPARTILHAR

Preços fornecidos pela fundação não trazem nível de detalhamento exigido pelo mercado. KBB Brasil atende à esta demanda com a base de registros de preços mais completa do país

Durante muitos anos, a única referência pública de preços de automóveis disponíveis para consumidores e lojistas era a Tabela Fipe. Por existir sozinha cumprindo a função de fornecer uma referência de preços para transações comerciais do setor automotivo, a Tabela Fipe se tornou a principal fonte deste mercado. Contudo, qualquer pessoa que já tenha comprado ou vendido algum automóvel conhece as frustrações que a Tabela Fipe pode gerar durante uma negociação. Com a chegada da Kelley Blue Book Brasil, as limitações da Fipe ficam ainda mais evidentes.

De acordo com as palavras da própria Fipe, os preços que a fundação entrega com a sua tabela são referências médias, após exclusão de valores muito acima e muito abaixo do preço médio identificado para o carro. Este valor médio, portanto, vale para o território nacional.

Diferentemente da Fipe, que se divide em diversas produções de indicadores econômicos (para diferentes setores da economia), a KBB Brasil é total e exclusivamente dedicada à precificação de veículos. A metodologia empregada pela KBB Brasil pode ser muito mais abrangente e diversificada do que a utilizada pela Fipe. Prova disso está na diferença da base de registro de preços entre Fipe e KBB Brasil: enquanto a Fipe possui cerca de 9 mil preços em seu arquivo, a KBB Brasil detém uma base de mais de 34 mil registros ou mais de três vezes o portfólio da Fipe.

A principal razão para isso ocorrer é a limitação da Fipe ao aglutinar num único preço médio diferentes versões de um mesmo modelo de automóvel. Por exemplo, ao pesquisar o preço de um Ford Focus 1.6 manual 2014 no site da Tabela Fipe, você encontrará a seguinte página abaixo:

Como é possível perceber, o preço médio informado para um Focus 1.6 manual 2014 pela Fipe não muda para as versões S, SE e SE Plus, que possuem distinções de equipamentos relevantes entre elas. Ao pesquisar por este mesmo modelo no site kbb.com.br, de maneira inteiramente gratuita, o usuário encontrará um preço para cada uma dessas versões, conforme o print da tela de preços do Ford Focus nos mostra abaixo:

Ou seja, para cada modelo pesquisado na KBB Brasil, consumidor e lojista encontram um preço específico para a versão de interesse. E mais: o preço é ajustado automaticamente à região em que o usuário acessa o site e é possível editar uma série de características do modelo buscado, como quilometragem, cor e opcionais, para encontrar a Faixa de Preço KBB mais precisa para aquele modelo. Além disso, só na KBB Brasil há um preço para cada tipo de transação: entre particulares; particulares e lojistas; e para carros novos e usados.

A KBB Brasil coleta mais de um milhão de dados sobre preços de veículos mensalmente, oriundas de diversas fontes do mercado. Este riquíssimo conjunto de informações é processado diariamente por um algoritmo afinado, cuja tecnologia é referência nos Estados Unidos (onde a KBB é a principal fonte de preços do país, após um século de experiência no ramo) e, depois, estes dados são validados por um time de especialistas da KBB Brasil para garantir que cada valor publicado no site esteja coerente com a realidade do mercado brasileiro. Isto é, os preços da KBB Brasil não são apenas médias de mercado, mas prognósticos (chamamos de forecast) que respeitam o histórico de cada modelo e o comportamento de preços atual para chegar a um preço justo para cada tipo de transação.

Toda esta expertise nos permite ter o maior volume estatístico sobre preços de veículos do Brasil e fornecer preços bem mais assertivos para consumidores e lojistas.

Complicar pra quê? Na KBB Brasil você encontra o preço certo para o seu carro!

EnglishPortuguese