5 MIN LEITURA

Conheça os carros com melhor valor de revenda de 2022

21 março 2022

COMPARTILHAR

Terceira edição do Prêmio Melhor Revenda analisou os preços de 94 modelos.

A Kelley Blue Book Brasil, única empresa especializada em precificação de veículos novos e usados, juntamente com a revista Quatro Rodas, anunciam os vencedores da terceira edição do Prêmio Melhor Revenda 2022! Como nos anos anteriores, a premiação tem como objetivo destacar quais foram os veículos que menos desvalorizaram ao longo do último ano (neste caso, 2021), analisando 94 modelos elegíveis aos critérios de seleção do prêmio.  

Nesta edição, o Prêmio Melhor Revenda 2022 segue a mesma metodologia exclusiva que o distingue de qualquer outra análise de desvalorização do mercado. Somente a KBB Brasil é capaz de identificar e rastrear as transações do tipo “C2B” para apurar o Preço de Troca KBB dos veículos participantes do prêmio. Este tipo de transação, em que o proprietário particular revende seu veículo a um lojista, é a mais comum entre os consumidores de automóveis 0 km.  

Portanto, para saber quais são os modelos que menos desvalorizaram no último ano, o Prêmio Melhor Revenda 2022 coleta os preços 0 km de cada um deles em janeiro de 2021 e os compara com seus respectivos Preço de Troca KBB de janeiro de 2022, a fim de garantir histórico de 12 meses para aferir a desvalorização.  

Participaram desta edição todos os automóveis e comerciais leves 0 km à venda no período utilizado para o cálculo e que se mantiveram disponíveis ao consumidor até fevereiro (data de apuração dos resultados). Deste modo, modelos que trocaram de geração, descontinuados ou que sofreram reestilizações muito marcantes não foram incluídos na pesquisa. Além disso, um teto de R$ 500 mil foi adotado para exclusão dos carros que superam este patamar (com exceção às categorias “Híbrido” e “Elétrico”).  

Ao final da seleção, 94 modelos participaram do Prêmio Melhor Revenda 2022, que foram distribuídos em 19 categorias. Veja abaixo quais foram os vencedores em cada uma delas: 

CATEGORIAMODELODESVALORIZAÇÃO (TROCA)
HATCH COMPACTO DE REFERÊNCIAFIAT ARGO3,56%
SEDÃ COMPACTO DE REFERÊNCIAFIAT CRONOS0,56%
SUV COMPACTO DE ACESSOVOLKSWAGEN NIVUS0,23%
SUV COMPACTO DE REFERÊNCIACHEVROLET TRACKER-1,28%
SEDÃ MÉDIOCAOA CHERY ARRIZO 6-4,90%
SUV MÉDIOHYUNDAI TUCSON-5,79%
SUV GRANDETOYOTA SW410,71%
PICAPE COMPACTA FIAT STRADA6,59%
PICAPE MÉDIA OU DIESELTOYOTA HILUX16,64%
HATCH PREMIUMBMW SÉRIE 1-4,27%
SEDÃ PREMIUMMERCEDES-BENZ CLA-5,01%
SUV COMPACTO PREMIUMAUDI Q3-0,43%
HÍBRIDO PREMIUMPORSCHE CAYENNE4,21%
ELÉTRICO PREMIUMPORSCHE TAYCAN-1,10%
PICAPE COMPACTA COMERCIALFIAT STRADA CS6,59%
PICAPE MÉDIA COMERCIALTOYOTA HILUX CS-0,35%
FURGÃO URBANO COMERCIALPEUGEOT EXPERT-8,71%
FURGÃO COMERCIALFIAT DUCATO3,92%
VAN COMERCIALFIAT DUCATO MINIBUS-1,19%
MÉDIA DOS VENCEDORES 1,53%

Sobre a Kelley Blue Book 

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quanto para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono. 

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive. 

EnglishPortuguese