Queda no volume de crédito exige gestão profissional de financiamentos

11 maio 2020

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O desempenho historicamente inédito da indústria automotiva nesta pandemia também traz consequências para o setor de financiamentos de automóveis e comerciais leves. Embora tenha registrado um aumento de 13,3% no volume de financiamentos neste primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019 (R$ 38,5 bilhões frente a R$ 34 bilhões), a Anef, associação que reúne 12 bancos de montadoras, sabe que o momento não condiz com este resultado. Portanto, dispor de soluções que otimizem a captura e aprovação de financiamentos se torna condição fundamental para enfrentar esta crise.

Neste contexto, a Dealertrack, plataforma multibanco da Cox Automotive Brasil, pode atuar como um importante aliado para lojistas, bancos e financeiras que procuram minimizar os impactos da atual crise.

Dealertrack: gestão profissional para o lojista

Com a Dealertrack (ou DT, para os íntimos), a Cox Automotive Brasil é capaz de democratizar o acesso à uma plataforma de gestão de financiamentos, unificando as necessidades das duas pontas destas operações (lojas de um lado e bancos e financeiras de outro). E, diferentemente de outras iniciativas do mercado, a plataforma da DT é totalmente gratuita para lojistas e 100% integrada aos sistemas dos bancos e operadoras, aumentando, assim, a oportunidade de entrada de novos players neste mercado.

Para os lojistas, a plataforma da DT pode oferecer benefícios tanto na profissionalização do seu negócio, quanto no volume de financiamentos contratados. O primeiro caso é exemplificado pela otimização do acompanhamento dos pedidos de financiamentos solicitados pela loja. Com a DT, o lojista pode, em um único lugar, administrar o status de todos os financiamentos (pendentes, aprovados, recusados, etc.) de maneira fácil e organizada. Para o gerente de vendas, o sistema permite até mesmo tornar mais eficiente a supervisão do desempenho de cada membro da sua equipe, por meio da criação de usuários dedicados e com diferentes níveis de atuação para cada colaborador da loja.

Como a DT pode reunir diferentes bancos em sua plataforma, os lojistas têm a possibilidade e a liberdade de estabelecer a ordem dos bancos que pretende trabalhar, seguindo critérios como relacionamento, por exemplo. Além de atribuir novo protagonismo ao lojista nesta escolha, o ambiente multibancos proporciona alternativas para que o lojista consulte outras instituições, caso algum cliente tenha seu crédito recusado pela operadora mais utilizada pela loja. Em tempos de diminuição de demanda, esta possibilidade pode significar a preservação de clientes que, sem ela, poderiam ser perdidos.

Ainda sobre as vantagens da DT para as necessidades deste nosso contexto de distanciamento físico, a plataforma oferece a ferramenta de autocadastro (costumer facing). Esta funcionalidade permite realizar todo o processo de formalização do contrato de financiamento à distância. O que antes exigia a presença do cliente na loja — numa etapa burocrática demorada e pouco apreciada pelos consumidores — pode ser resolvido por meio de um link extremamente seguro e conveniente para que o cliente preencha e assine os documentos onde quer que esteja.

Simplificando processos, ganhando em escala

Já para os bancos e financeiras, as soluções promovidas pela Dealertrack atuam, majoritariamente, em duas frentes: redução de custos e incremento de escala comercial. Conforme dito anteriormente, a plataforma da DT é 100% integrada ao fluxo de financiamento dos bancos. Isto significa que a DT respeita todo o investimento e particularidades de cada instituição no desenvolvimento de seu front end ao reproduzir o mesmo fluxo em nossa plataforma, sem impor qualquer adaptação a este processo. Tal característica permite simplificar o gerenciamento da área de financiamentos da instituição sem onerar a aplicação na Dealertrack.

Com a presença de um número cada vez maior de lojas num sistema unificado de gerenciamento, a DT pode proporcionar um aumento na produtividade dos gerentes de financiamento de veículos de maneira otimizada. Isso ocorre devido à facilidade e organização com a qual o software da DT lida com os dados enviados por cada loja. Logo, um gerente pode administrar uma quantidade maior de lojas, o que, em última instância, abriria caminho para que a instituição financeira expanda sua atuação no mercado, alcançando revendas e concessionárias que ainda não tinha contato. Para se ter uma ideia, com a ajuda da Dealertrack, cada gerente cuida, em média, de 150 lojas nos Estados Unidos.

Se quiser saber mais informações a respeito de como a Dealertrack pode te ajudar neste momento de crise, entre em contato conosco!